novembro 23, 2010

Passaporte, taxas e visto Americano


Bem antes de planejar cruzar o oceano eu sempre achei interessante ter um passaporte, não que eu planejasse uma fuga ou que eu tivesse que viajar a trabalho de vez em quando, mas por realização pessoal.

O documento é a prova de que você está permitido a entrar em outros países, desde que ele esteja carimbado com o visto correspondente de cada lugar claro. Esse documento além de muito protegido contra falsificação tem uma generosa data de validade 5 (cinco) anos! Ah, tenha muito cuidado com o seu, o passaporte brasileiro é um dos mais visados no mercado negro, valor estimado de 15 mil reais ouvi dizer por muitos de nós termos dupla cidadania.. Bom, voltando ao visto americano, como todos sabem, é um dos mais difíceis de conseguir, mas eu fui buscar o meu e vou dizer como!

Para quem pretende aplicar-se para um American Visa

O primeiro passo para quem quer tirar seu visto é ter um Passaporte! O documento é rapidamente adquirido, menos de 48 horas. Você pode agendar no site da Policia Federal a data que quer fazer a entrevista com o agente para solicitar o seu, no site você encontra todas as informações de que taxas você deve pagar - www.dpf.gov.br. Pagando a taxa, levando os documentos necessários e fazendo a entrevista, seu passaporte será confeccionado e a polícia te enviará um e-mail informando que você já pode ir retirá-lo no posto!

Passaporte em mãos é hora de aplicar para o Visto Americano!

Primeiro você deve escolher que tipo de visto está aplicando-se para, isso quer dizer que, você pode ir para os Estados Unidos como: Turista, Estudante, Trabalhador, Jornalista, Atleta, Executivo ou Intercambista, como eu =)

Cada tipo de visto tem uma taxa com valor diferente a ser paga, no meu caso, minhas despesas com visto não foram tãão absurdas, paguei 35 dolares de uma tal de taxa SEVIS que são pagos pela internet com um cartão internacional especialmente para quem tira o visto J (jota) visto de intercâmbio e mais 140 dolares que são pagos em qualquer agencia do banco internacional Citibank, se você for aprovado, ou seja, conseguir o visto, é cobrada uma taxa extra lá mesmo no consulado para que eles enviem seu passaporte carimbado com o visto até a sua casa, no meu caso, mais 20 reais deram adeus...

A entrevista foi muito fácil, não me pediram nenhum dos documentos que eles mandam levar, e a entrevista foi em inglês, coisa simples, o chato mesmo é estar em território americano sem sair do Brasil, a rigor lá é muito grande! Não pode fazer nada, que dá medo de ter um visto negado!

A entrevista:
Olá, é a primeira vez que você vai pros EUA?
_Sim
O que estuda?
_Jornalismo
Qual semestre? Onde?
_Sexto, Universidade São Marcos
Seja bem vindo nos Estados Unidos da América..
-Obrigado! =)

Ao sair do consulado, por um momento agradeci por estar pisando em território brasileiro novamente! Com isso, é só esperar até o dia 12 de Dezembro para embarcar, e que Deus esteja comigo! ^^

Um comentário:

  1. Bom Sorte Ivan nessa sua aventura... aproveite bastante e não esqueça da Brazucada aqui... Good Luck!!!

    ResponderExcluir